Educação 4.0 e sua aceleração em tempos de pandemia

O mundo está enfrentando o que tem sido considerado por alguns especialistas como o maior desafio desta geração. A pandemia causada pelo novo Coronavírus tem exigido novas posturas da sociedade, em todos os aspectos, como forma de enfrentar o desafio gigantesco que se apresenta diante de nós, e o universo educacional tem sido um dos mais afetados por este fenômeno.

                  A educação no Brasil ainda está muito pautada no paradigma presencial. Cursos, aulas, formações e todas as principais iniciativas educacionais tem como principal insumo para o seu desenvolvimento a presencialidade, a reunião de pessoas em um mesmo espaço físico para o debate e a discussão teórica ou a experimentação prática de conceitos e técnicas com o propósito da construção do conhecimento. Entretanto, a pandemia trouxe como uma de suas principais consequências justamente a impossibilidade desta presencialidade, exigindo que novas metodologias educacionais passem a dar conta da missão de ensinar em um universo pouco valorizado até então para este segmento: o universo on-line.

                  A chamada educação 4.0, paradigma educacional surgido no início do século XXI como resposta à indústria 4.0, ou à quarta revolução industrial, tem como pressuposto a utilização massiva dos artefatos de tecnologia da informação e comunicação para a mediação dos processos de ensino e aprendizagem, além de trazer os estudantes para o centro de todo este processo, estimulando o seu protagonismo, a autonomia e a liberdade por meio da experimentação, da realização de projetos socialmente relevantes que permitam ao aluno aprender fazendo. 

                  Este paradigma preocupa-se também com a valorização da criatividade, da interdisciplinaridade, da utilização de ferramentas tecnológicas, como visto, para a construção de conhecimento e a criação de espaços pedagógicos diferenciados e inovadores. Estes atributos têm por propósito permitir que a criação do conhecimento se dê de maneira mais efetiva, aumentando o engajamento do estudante e o nível de sucesso da estratégia educacional proposta.

                  Um universo educacional mais moderno e conectado já estava sendo explorado por diversas instituições e pesquisadores em todo o mundo, entretanto, diante do desafio da interrupção dos encontros presenciais, causada pela pandemia, os estudos e principalmente as iniciativas de implementação destes conceitos viram a necessidade de sua aceleração. Muitas iniciativas educacionais regulares ou mesmo corporativas precisaram migrar suas estratégias para o espaço on-line e, ao fazerem isto, descobriram que não basta simplesmente continuar ministrando as formações da forma como realizavam presencialmente. Era necessária a introdução de novas metodologias capazes de assimilar as características do novo meio, a postura do estudante que o utiliza e também as novas possiblidades pedagógicas advindas deste movimento.

                  A união de todos estes fatores estimulou um desenvolvimento acelerado de novas tecnologias para mediação pedagógica a distância, bem como de metodologias capazes de implementar os pressupostos da educação 4.0 em tempos de pandemia, trazendo para a humanidade um novo olhar sobre a educação e sobre a sua relevância em tempos difíceis. As maiores invenções da humanidade foram construídas em tempos de guerras e de crise, de modo que as tecnologias educacionais e a cultura digital construída durante este período que estamos vivendo serão o maior legado desta pandemia para o setor educacional. Resta-nos tirar proveito dele e crescer mesmo diante da crise.

Por: Junior Freitas e Fabiana Estrela