O ensino híbrido na educação corporativa

A educação corporativa é uma estratégia educacional que tem por finalidade básica propiciar o desenvolvimento e a instalação de competências empresariais e humanas consideradas críticas para a viabilização das estratégias de negócios e de carreira dos indivíduos, de maneira sistemática, estratégica e contínua. E enquanto iniciativa educacional, ela também busca nas ciências humanas a origem de suas principais metodologias de oferta, com vistas a promoção do ensino e da aprendizagem, com elevados níveis de sucesso.
Neste sentido, o ensino híbrido tem despontado como um paradigma extremamente promissor para a consecução dos objetivos da educação corporativa. Sua definição ainda é um tema em debate por teóricos e especialistas da educação, porém tem-se que o ensino híbrido é um programa educacional formal que alia momentos em que o estudante aprende os conteúdos utilizando recursos on-line e outros em que esta aprendizagem ocorre presencialmente, mediante a interação com professores e colegas, complementando-se a atividade virtual.
Esta definição traz elementos importantes do ensino híbrido a ser considerados. Inicialmente, fica evidente o protagonismo das tecnologias de informação e comunicação como mediadores dos processos de ensino e aprendizagem a distância. Além disto, o autoestudo é algo relevante, exigindo do estudante a disciplina e o comprometimento com a formação realizada, estimulando o seu protagonismo e a sua autonomia, habilidades extremamente relevantes no mundo moderno.
Do ponto de vista da educação corporativa, ele faz ainda mais sentido. Organizações em todo o mundo tem lançado mão de iniciativas educacionais como estratégia para a elevação da curva de aprendizagem de seu time, com atuação em todos os momentos do colaborador na empresa, desde o onboarding até o seu desligamento. O emprego do ensino híbrido nestas propostas permite o acesso por parte dos colaboradores a cursos introdutórios, de nivelamento ou mesmo complementares, fazendo com que determinados conceitos sejam transmitidos para que o colaborador conheça os fundamentos da habilidade a desenvolver, tenha o mesmo nível de conhecimento dos demais colegas acerca da companhia e de sua área de atuação ou mesmo possa aprofundar-se em determinado aspecto destacado da tarefa ou processo estudado.
Esta aprendizagem virtual garante, portanto, as bases sólidas sobre as quais o conhecimento prático será construído. Ao imaginarmos a empresa como um grande laboratório para a prática desta experiência, temos que o ensino híbrido habilita o colaborador a, de um lado, apropriar-se deste conhecimento básico necessário e, de outro, aplicá-lo on the job, avaliando os resultados em tempo real e contando sempre com a supervisão daqueles responsáveis por sua formação.
A estratégia híbrida, portanto, valoriza a flexibilidade, adaptando-se às necessidades e à realidade do colaborador ao tempo em que também estimula a vivência dos conceitos empregados, aplicando-os em um ambiente vivo, real e concreto, onde os conceitos trazidos estão em constante transformação.
Assim, estes elementos apresentados pelo paradigma do ensino híbrido têm se mostrado extremamente promissores para a prática da educação corporativa, sendo a metodologia educacional adequada para dar ordem aos recursos disponíveis na organização, contribuindo para o engajamento dos colaboradores aos processos educacionais propostos e à obtenção dos resultados tão esperados.
Por: Junior Freitas e Fabiana Estrela
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